Alto da Glória
Subprefeitura: Matriz
Área: 0,88 km²
População: 5. 558 hab.
Densidade: 63,36 hab/km²
Bairros Limítrofes: Alto da XV, Centro, Centro Cívico e Juvevê.
Principais Vias:    Avenida João Gualberto, Avenida Agostinho Leão Júnior, Rua Dr. Goulin, Rua Ivo Leão, Rua Mauá, Rua Ubaldino do Amaral, Rua Augusto Severo, Rua Barão de Guaraúna, Rua Floriano Essenfelder, Rua Nicolau Maeder
Pontos de referência: Estádio Couto Pereira, Praça Portugal, Cemitério Evangélico Luterano, Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praça Goethe

Alto da Glória é um bairro da cidade brasileira de Curitiba, Paraná. 
Localiza-se neste bairro o Estádio Major Antônio Couto Pereira, de propriedade do Coritiba Foot Ball Club, e também a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, muito tradicional e popular na cidade.
O Alto da Glória é um bairro majoritariamente residencial, embora seja bem dotado de comércio, lazer e serviços.
A ocupação do bairro iniciou-se por volta de 1856 pelo engenheiro Luiz Henrique, Barão de Holleben, natural de Rudolstadt, na Alemanha, onde foi batizado com o nome de Ludwig Heinrich von Holleben em 5 de dezembro de 1832. Os primeiros moradores eram da família Leão que construíram o primeiro teatro de Curitiba e a Capela de Nossa Senhora da Glória (que deu origem ao nome do bairro).
A capela foi doada à Mitra Diocesana, que mudou seu nome para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A devoção popular à Santa cresceu tanto, que começou a criar problemas de tráfego na Avenida João Gualberto (uma das principais ruas do bairro). Assim, foi construída uma nova igreja nas proximidades.